28 de Outubro – Dia Internacional da Animação

Sobre o DIA

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil. A Mostra Oficial é exibida simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.

Em 2024 o evento comemora 21 anos! A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 200 cidades em todas as regiões do Brasil!

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, a programação principal é composta por uma Mostra de curtas metragens de animação brasileiros e uma Mostra de curtas metragens de animação estrangeiros que são exibidas no dia 28 de outubro, simultaneamente nas cidades participantes. Além disso é disponibilizada uma Mostra de curtas metragens brasileiros voltados para o público Infantil para exibição em programação paralela durante a semana do evento.

Uma característica do DIA é que cada cidade participante pode montar uma programação complementar com Mosttras regionais, Mostras Acessíveis com recurso de audiodescrição e Libras, palestras e oficinas de acordo com as características locais.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

The values we live by

Viverra maecenas accumsan lacus vel. Risus ultricies tristique.